"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 9 de outubro de 2019

CERA DE CARNAÚBA DO BRASIL VIRA IMPERMEABILIZANTE NA FINLÂNDIA


Conhecida como “árvore da vida”, pois oferece uma infinidade de usos ao homem, a carnaúba é a árvore-símbolo do Ceará.

Pesquisadores da Finlândia desenvolveram uma alternativa aos nocivos impermeabilizantes baseada na cera da árvore carnaúba, produzida através das folhas da palmeira Copernicia prunifera, nativa do Brasil.

Nina Forsman e seus colegas da Universidade de Aalto desenvolveram um revestimento impermeabilizante feito com partículas da cera de carnaúba que retém a respirabilidade e a sensação natural do tecido.

O novo revestimento é adequado não apenas para têxteis, mas também para outros materiais à base de celulose. Ele superou os produtos comerciais impermeabilizantes ao manter a respirabilidade do tecido, informa o site Inovação Tecnológica.

“Nós testamos o revestimento em diferentes materiais têxteis: viscose, tencel, algodão, cânhamo e malhas de algodão. Descobrimos que a rugosidade da superfície dos tecidos afeta o quão bem cada um repele a água – quanto mais áspera a superfície, melhor. Isso ocorre porque, na superfície rugosa, as gotas de água entram em contato com a superfície têxtil em uma área menor,” contou Forsman.

09 de outubro de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário