"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 7 de maio de 2019

INTERNET PODE SOFRER FALHA MUNDIAL AINDA EM MAIO



A internet como um todo pode sofrer com uma falha mundial neste mês de maio.

O erro é chamado por especialistas da área de tecnologia como “768k day”, o dia em que os roteadores podem atingir seu limite, resultando em falhas de conexão, lentidão ou até corte total de tráfego.

O problema não acontece em roteadores domésticos, mas nos de companhias de transmissão de dados, criando tais cenários.

Roteadores têm um mapeamento de dados chamado de tabela de rotas. É com ela que os equipamentos sabem exatamente para onde guiar o tráfego, ligando uma rota para cada conexão. O ponto é que essa tabela tem um limite.

Em 2014 houve um problema semelhante, quando tais tabelas eram limitadas a 512 mil entradas nos roteadores.

Por conta desse limite ter sido alcançado na época, houve uma atualização, subindo o limite para 768 mil entradas. Por isso, o dia do novo erro é chamado de “768k day”.

As empresas não têm como informar quando isso vai acontecer, já que elas têm acesso apenas às suas rotas dentro desta tabela. Contudo, as estimativas apontam que um novo limite deva ser alcançado ainda neste mês de maio.

Em 2014, isso resultou em falhas graves, como apagão em linhas de telefone e conexão de internet, sobretudo no estado de São Paulo. Entretanto, isso aconteceu por conta de tecnologia antiga, o que especialistas acreditam que não deva ser tão grave agora em 2019, informa o Canal Tech.


07 de maio de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário