"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 26 de março de 2019

POST E TIMES GANHARAM O PULITZER POR COBERTURA SOBRE FALSO CONLUIO


A credibilidade da velha imprensa norte-americana nunca mais será a mesma. E agora chegou a hora do acerto de contas.

O relatório final do procurador especial Robert Mueller sobre a possível interferência da Rússia nas eleições dos Estados Unidos de 2016 concluiu que o presidente Donald Trump não cometeu o crime de conspiração.

A notícia deixou as redações dos veículos da velha imprensa norte-americana em pânico. Como explicar para o público que a intensa cobertura dos últimos 22 meses não passou de uma fantasia?

O desejo da imprensa norte-americana em derrubar o presidente republicano era tão forte que acabou lançando os jornalistas em uma realidade paralela.

Para se ter uma ideia do tamanho da fantasia onde a grande mídia dos Estados Unidos se meteu, os jornais New York Times e do Washington Post chegaram a compartilhar um Prêmio Pulitzer pela cobertura do assunto no ano de 2017.

Membros do staff do “The New York Times” e “The Washington Post” em evento do Prêmio Pulitzer.

O Prêmio Pulitzer é um prêmio norte-americano outorgado a pessoas e veículos de imprensa que realizem trabalhos de excelência na área do jornalismo. É a honraria mais importante da classe.

No site do Pulitzer, a premiação afirma que os dois jornais melhoraram “drasticamente o entendimento da nação sobre a interferência da Rússia na eleição presidencial de 2016 e suas conexões com a campanha Trump”.

Após a publicação de centenas de matérias sobre o assunto pelos dois veículos de imprensa, o relatório do procurador Mueller confirmou que estas tais “conexões com a campanha de Trump” nunca aconteceram.


26 de março de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário