"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 17 de março de 2019

ATOS PÚBLICOS EM DEFESA DA LAVA JATO E CONTRA O STF OCORRERAM EM 40 CIDADES

Protestos contra a Lava Jato na Praça da Liberdade
Em Belo Horizonte, o ato público ocorreu na Praça da Liberdade
Manifestantes foram às ruas hoje em cerca de 40 cidades do país em defesa da Lava Jato, para protestar contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e defender a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o Judiciário brasileiro. Os atos foram organizados pelo Movimento Brasil Livre (MBL) e outros grupos para promover atos com menos participantes se comparados aos outros organizados pelo grupo. A data escolhida foi o dia em que se completaram cinco anos do início da operação.
Em Belo Horizonte, os manifestantes se reuniram no final da manhã na Praça da Liberdade. A maioria dos presentes usava roupas em verde e amarelo – outros escolheram preto – e alguns portavam faixas contra o Supremo. Em uma delas se lia “STF – Tribunal das exceções”.
“LAVA TOGA” – Durante o ato, eles gritaram pedindo a CPI da “Lava Toga”, iniciativa de parlamentares que querem investigar a atuação de juízes que, na avaliação deles, prejudicam o combate à corrupção no país.
Alguns manifestantes usavam camisas em referência a Jair Bolsonaro e outros carregavam pixulecos, boneco inflável que representa em trajes de presidiário o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), hoje detido e condenado por corrupção. Em Minas, os atos foram convocados também para Uberlândia, Juiz de Fora e Contagem.
No Rio de Janeiro, os manifestantes se reuniram na orla da praia de Copacabana. Uma faixa no local assinada pelo MBL dizia: “O STF é uma vergonha”. Entre os manifestantes havia até defensores da volta da monarquia ao país.
AVENIDA PAULISTA – Já em São Paulo o ato ocorreu na avenida Paulista, em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp). Por lá, um cartaz dizia: “Sergio Moro, estamos com você”, em referência ao ministro da Justiça, ex-juiz que cuidava da operação.
Em Brasília, o protesto foi na praça dos Três Poderes, diante do Supremo. Os manifestantes carregavam faixas pedindo o fim da impunidade e gritavam principalmente contra o ministro Gilmar Mendes, considerado por eles um inimigo da Lava Jato. Duas mulheres carregavam uma faixa com uma pergunta: “Quem mandou matar a Lava Jato?”
Como se sabe, o Supremo decidiu que todas as investigações sobre caixa 2 em campanha sejam feitas pela Justiça Eleitoral e não pela Justiça comum, o que, para os procuradores que comandam a Lava Jato, coloca em risco o futuro da operação. Além disso, o presidente da Corte, ministro Dias Toffoli determinou a abertura de inquérito para investigar os ataques feitos à Corte, o que gerou críticas dos apoiadores da Lava Jato.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Os protestos são válidos. A reação do Supremo contra a Lava Jato já era esperada, mas não vai adiantar nada. Mas a força-tarefa, formada por Polícia Federal, Ministério Público e Receita, vai contra-atacar e logo serão revelados mais podres de integrantes Supremo e de políticos protegidos pelos ministros, como Michel Temer, Aécio Cunha & Cia. Podem aguardar. (C.N.)

17 de março de 2019
Deu em O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário