"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 7 de junho de 2018

TEMER TEM PODER PARA CONCEDER "PERDÃO PRESIDENCIAL A LULA"? A RESPOSTA É SIM

Possibilidade é rara, porém real!

Ainda resta uma possibilidade ‘remota’ do ex-presidente se livrar da cadeia.

*** Não estamos dizendo que isso irá acontecer e sim relatando que há uma possibilidade ***


A legislação brasileira permite que o chefe do poder Executivo, o presidente Michel Temer, conceda o perdão, denominado graça, a qualquer condenado no País, o que poderia beneficiar Lula … não podemos esquecer que Temer e o PT foram aliados durante anos.

Segundo a Constituição Federal de 1988, essa prática é de competência exclusiva do presidente da república, geralmente oferecida em caráter excepcional para corrigir equívocos na aplicação da pena ou possíveis erros do Judiciário.

“ … a graça é o perdão concedido pelo Presidente da República, favorecendo um condenado por crime comum ou por contravenção, extinguindo-lhe ou diminuindo-lhe a pena imposta. Ter-se-á o perdão, se a graça for individual. A graça deve ser solicitada pelo interessado, embora o Chefe do Executivo possa concedê-la espontaneamente. 
A iniciativa também pode ser do Ministério Público, do Conselho Penitenciário ou da Autoridade Administrativa”

Vale ressaltar que a possibilidade de o perdão acontecer é remota, de acordo com as opiniões de conceituados juristas.

Temer poderia, em caráter extremo, conceder o indulto a Lula por questões humanitárias.

Todavia essa prática é vista (por juristas) como possibilidade apenas em raros casos.
GRAÇA X INDULTO

Muitas pessoas acabam confundindo a graça, que é exclusiva a uma única pessoa, com o indulto, que é um benefício concedido a várias pessoas. Este último costuma acontecer (geralmente) próximo ao Natal.

Resumindo: a ‘graça’ é individual e o ‘indulto’ é coletivo.

Constituição Federal:

Dispõe o artigo 107 do Código Penal sobre as hipóteses de extinção da punibilidade; há, no mencionado dispositivo, um rol de causas que excluem a punibilidade, isso porque o direito de punir do Estado encontra limites, sejam eles, temporais (como a prescrição), espaciais (decorrente da aplicação do princípio da territorialidade) ou modais (em obediência, por exemplo, à dignidade da pessoa humana).

As causas extintivas da punibilidade que nos interessam estão previstas no inciso II do mencionado artigo, que prevê:

Art. 107 – Extingue-se a punibilidade:

(…) II – pela anistia, graça ou indulto;

A anistia, a graça e o indulto são espécies de renúncia estatal ao direito de punir do Estado.


07 de junho de 2018
Diário do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário