"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 25 de maio de 2018

ATÉ QUANDO, GILMAR MENDES, ABUSARÁS DE NOSSA PACIÊNCIA? (GILMAR MENDES, UMA ESPÉCIE DE CATILINA, BRASILEIRO)



Até quando, Gilmar Mendes, abusarás de nossa paciência? | Marco Antonio Villa

25 de maio de 2018

******************

NOTA AO PÉ DO VÍDEO
Quousque tandem abutere Catilina patientia nostra

Esta é a primeira frase do primeiro dos quatro discursos de Cicero, acusando Lucio Sergio Catilina, cônsul romano, de pretender derrubar o governo republicano e apoderar-se do poder e das riquezas, juntamente com alguns apaniguados.

A frase poderia ser traduzida como “Até quando Catilina abusarás da nossa paciência?”

Esta sentença, em latim, é bastante utilizada nos meios acadêmicos e jurídicos, para refutar alguém turrão, teimoso, que insiste em abraçar tese vencida, superada, sem chance de prosperar. Numa analogia ao caso de Catilina que abusava, na oratória e nas suas ações, nas tentativas inaceitáveis de golpe.

O primeiro destes discursos de Cícero, que viraram obra clássica e conhecida como “As Catilinárias” (Catilinam, em latim), assim como o quarto e último deles, foi proferido no Senado Romano. 
Os outros dois foram direcionados ao povo em praça pública.

Àquela primeira frase, segue-se “Quam diu etiam furor iste tuus nos eludet? Quem ad finem sese affrenata iactabit audácia?”

Corresponde, pouco mais ou menos, ao seguinte: ”Por quanto tempo ainda este teu rancor nos enganará? Até que ponto a tua audácia desenfreada se gabará de nós?”

Quem tiver curiosidade em conhecer um pouco mais sobre a vida e a obra deste grande orador, político e filósofo, deve ler a trilogia que Robert Harris escreveu sobre ele e, claro, sobre a Roma de seu tempo, pano de fundo da narrativa bastante fiel a história, feita através dos olhos, da pena, e sobretudo dos ouvidos do secretário particular de Cícero por quatro décadas.

Cícero proferiu os discursos citados em 63, e morreu em 43 a.C

m.americo




Nenhum comentário:

Postar um comentário