"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

TEMER DESISTE DO CARNAVAL E VAI A RORAIMA PARA CONHECER O EXÔDO VENEZUELANO

Resultado de imagem para venezuelanos em roraima
Mais de 30 mil venezuelanos já estão em Boa Vista
Pela primeira vez em quase dois anos, desde que assumiu a Presidência da República, o interno Michel Temer (MDB) fará sua primeira viagem oficial para Boa Vista. Ele embarca rumo à capital de Roraima na manhã desta segunda-feira (12) para discutir medidas emergenciais para a crise do êxodo venezuelano, que vem gerando diversos problemas na região. A previsão é de que o presidente retorne no mesmo dia. “Finalmente eles se conscientizaram do drama da situação. É uma crise humanitária, que não se trata de números, mas de pessoas”, declarou a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (MDB).
Na manhã desta segunda, está marcada uma reunião entre Temer, Surita, a governadora de Roraima Suely Campos (PP), o líder do governo no Senado, Romero Jucá (MDB-RR), e outras autoridades. O Judiciário foi acionado, assim como os congressistas do Estado.
40 MIL REFUGIADOS – A estimativa é de que hoje existam cerca de 40 mil venezuelanos só em Boa Vista, o que equivale a 10% da população de cerca de 330 mil moradores da capital roraimense, em situações não raro degradantes.
Segundo a Polícia Federal, de 2014 a 2017 os pedidos de refúgio de venezuelanos saltaram de 21 para 14.231. Ainda de acordo com o órgão, somente no ano passado entraram em Roraima 70 mil venezuelanos. Em janeiro deram entrada no país 12,1 mil.
O fluxo crescente começa a despertar reações xenofóbicas na população local. Para a Conectas Direitos Humanos, os incidentes, propositais, são resultado da falta de uma resposta clara e articulada dos poderes federais, estadual e municipais na acolhida adequada do recente fluxo migratório de venezuelanos para o Brasil. A Venezuela vive uma grave crise econômica, que começou com a queda do preço de petróleo, principal produto de exportação do país.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Temer está em campanha pela reeleição, sentiu o impacto negativo da pretendida viagem à base naval no Rio, com mordomia e 60 assessores, e voltou atrás. Primeiro, reduziu para 40 o número de aspones. Depois, abriu uma janela para ir a Roraima, com objetivo de conseguir alguma repercussão positiva, em meio ao “vendaval” Segóvia. Na verdade, Temer só pensa “naquilo”… — a reeleição. (C.N.)

13 de fevereiro de 2018
Deu em O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário