"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 20 de julho de 2017

PROPINA DE R$ 11,5 MILHÕES

LOBISTA DO PMDB CONFESSA PROPINAS PARA RENAN E JADER BARBALHO
PROPINAS FORAM PAGAS A JÁDER E RENAN NA SUÍÇA, AFIRMA JORGE LUZ


JORGE LUZ RELATOU TER USADO CONTA NA SUÍÇA PARA OS PAGAMENTOS ILÍCITOS AOS PARLAMENTARES


Os lobistas Jorge Luz e Bruno Luz, seu filho, presos desde fevereiro na Lava Jato, revelaram nesta quarta-feira (19) em depoimento sobre o esquema de corrupção na Petrobras que usaram a conta Headliner, em um banco de Lugano, na Suíça, para pagamentos ilícitos aos senadores Renan Calheiros (AL) e Jáder Barbalho (PA) e o deputado Aníbal Gomes (CE), todos do PMDB, além de Silas Rondeau, ex-ministro de Minas e Energia do governo Lula.

Luz contou que houve um acordo para que políticos da legenda apoiassem diretores da Petrobras no cargo em troca de vantagem indevida. Segundo Luz, ele intermediou as negociações que chegaram a R$ 11,5 milhões.

Ao ser questionado pelos próprios advogados, Jorge Luz disse que sabia quem eram os políticos que receberiam as vantagens indevidas da Petrobras. “Inclusive participei da reunião de agradecimento. Inclusive o Fernando [Baiano] disse aqui que ao final o Jader o seguinte: ‘Vocês cumpriram o papel de vocês, agora o problema é nosso’. Jader Barbalho, Renan Calheiros, Anibal Gomes, Silas Rondeau, esses são os agentes políticos”, afirmou Luz.

Jorge Luz está preso desde 25 de fevereiro por ordem do juiz Sérgio Moro, assim como o filho Bruno Luz. Eles são acusados de atuarem como lobistas desses políticos do PMDB e terem corrompido funcionários da Petrobrás em contratos de aquisição e operação de navios-sonda da Área Internacional da estatal.

Renan, Jader e Anibal têm, reiteradamente, negado de forma enfática recebimento de valores ilícitos.

Por meio de nota, o senador Jader diz que "nunca teve conta na Suíça" e que cabe a Jorge Luz provar ao juiz os depósitos, o número da conta e as datas. Também diz que conhece Jorge Luz, mas jamais teve algum tipo de negócio. Diz ainda que isso é "declaração de criminoso que deve ser investigada pela Justiça”.

Também em nota, o senador Renan afirma que conheceu Jorge Luz há mais de 20 anos e desde então nunca mais o encontrou. Diz ainda que não conhece nenhum dos seus filhos. Há 20 dias, o senador prestou depoimento ao juiz Sergio Moro como testemunha de Luz e reafirmou que a citação a seu nome é totalmente infundada”.

Confira os depoimentos abaixo:
:



20 de julho de 2017
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário