"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 30 de junho de 2017

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

Presidencialismo de coalizão, colisão e corrupção


A “tática de resistência” de Michel Temer é mais manjada que os defeitos estruturais do nosso Presidencialismo de coalizão, colisão e, sobretudo, muita corrupção. O desmoralizado desgoverno peemedebosta – parceiro e sucessor continuísta do regime nazicomunopetralha – articula nos bastidores da politicagem para ganhar tempo. A esperança é que a Câmara dos Deputados embrome a decisão sobre aceitar ou (o que é mais provável) rejeitar o processo pedido pela Procuradoria-Geral da República contra o Presimente da Republiqueta – coisa inédita e nunca antes vista na história desse País de muitos canalhas e muitas canalhices.

Descaradamente, o Executivo e a cúpula do Legislativo costuraram um acordo para aguardar que Rodrigo Janot envie todas as broncas que deseja despejar contra Michel Temer no foro privilegiado do Supremo Tribunal Federal. Fica bem clara a intenção de nada resolver no curto prazo. A intenção real é aguardar que Janot deixe o cargo em 17 de setembro, substituído por Raquel Elias Dodge – escolhida pelo favoritismo de alguns integrantes da cúpula de peemedebistas enrolados na Lava Jato e outras broncas judiciais menos votadas. Não se sabe até quando se poderá postergar uma decisão, até que Janot detone todas as bombas contra Temer.

Temer já foi oficialmente notificado para apresentar sua defesa na primeira denúncia por corrupção passiva. Temer tem o prazo de dez sessões plenárias para entregar seus argumentos à Comissão de Constituição e Justiça. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que continua sentando em cima de vários 21pedidos de impeachment contra Michel Temer, já avisou que não vai dar para fatiar as votações de diferentes denúncias – como desejam os governistas: “Eu não estou tratando sobre apensamento. Eu estou tratando sobre a denúncia que tem. Eu acredito que Janot vai encaminhar outra peça. Se fosse a mesma peça, não viria separado. Como Janot é um homem preparado, ele não vai copiar e colar, ele vai apresentar outros argumentos”.

Dos 66 votos na Comissão de Constituição e Justiça, pelo menos 34 seriam favoráveis a Temer. Agora, na prática, o único jeito é protelar a tramitação e as decisões na CCJ. O desgoverno se dá mal porque, inevitavelmente, o caso vai para o plenário da Câmara. Lá, são necessários pelo menos 332 votos para autorizar a abertura de processo contra o Presidente no STF. Hoje, Temer aposta que tem votos suficientes para barrar o processo.

Se o STF decidir que Temer vira réu, ele ficará afastado por 180 dias, até uma decisão final. Se Temer perder o mandato, o presidente da Câmara assume interinamente e tem de convocar eleições indiretas. A tragédia é que o Colégio Eleitoral será formado pelos 513 parlamentares – maioria enrolada judicialmente... O Presidente-tampão governaria até o final do mandato que seria da chapa Dilma/Temer.  
A guerra de todos contra todos segue em frente... A instabilidade política segue intensa e vai se alongar. A crise econômica vai junto, apesar da melhora pouco confiável de alguns indicadores. A Lava Jato também segue em frente. Ontem, o STF resolveu que as delações premiadas só poderão ser revistas pelo Colegiado se o dedo-duro descumprir algum item do acordo de “Transação penal” ou se cometer alguma nova ilegalidade. Hoje, as centrais sindicais realizam paralisações parciais em todo o País, sob a desculpa de defender os direitos trabalhistas, quando a intenção real é gritar “Fora, Temer”.  

Quem está prestes a aderir ao grito é o PSDB. Temer vai considerar uma tucanalhice se o partido a base governista. Na CCJ da Câmara, onde tem 7 representantes, 6 já ameaçam votar contra Temer. O apoio temerário pode ser retirado a qualquer momento. No meio de tanta confusão, pelo menos o Presidente terá um momento de prazer culinário. Aceitou comer rabada na casa de Heráclito Fortes. Quem não pode fazer isso é o Rodrigo Loures. O deputado afastado segue, deprimido, na Papuda. A grande dúvida é se puxar cadeia vai convencê-lo a partir para a delação premiada que pode confirmar de quem, realmente, eram os R$ 500 mil na famosa mala...

E assim segue nosso falido Presidencialismo de coalizão, colisão e muita corrupção... O povão está cada vez mais sem paciência... A hora que alguém riscar o fósforo da revolta, a coisa explode... E como as contas do governo não fecham, o papo canalha de sempre é promover novos aumentos em alguns dos noventa e tantos impostos já em vigor... Em tempos de crise econômica, isso pode ser o mesmo que apagar incêndio com gasolina e álcool...

O Brasil precisa de uma mudança estrutural para ser passado a limpo de verdade. Sem isso, tudo ficará ruim ou pior do que sempre esteve...

Grevismo corrompido




Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

30 de junho de 2017
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário