"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 26 de junho de 2017

CASSAÇÃO DE MANDATO

VICE-PRESIDENTE DO CONSELHO DE ÉTICA QUER REVER DECISÃO QUE BENEFICIOU AÉCIO
PARA CHAVES O PRESIDENTE DO COLEGIADO COMETEU UM ATO MONOCRÁTICO

É NECESSÁRIO ASSINATURAS DE UM TERÇO DOS 15 MEMBROS DO CONSELHO PARA REABERTURA DO PROCESSO FOTO: PEDRO FRANÇA


O vice-presidente do Conselho de Ética, senador Pedro Chaves (PSC-MS), quer rever a decisão do presidente do colegiado, o senador João Alberto Souza (PMDB-MA), que arquivou na última sexta-feia (23) o pedido de cassação do mandato do senador Aécio Neves (PMDB-MG).

Para Chaves, Alberto cometeu um ato monocrático e autoritário, " O presidente cometeu um ato de cima para baixo, porque ele sequer consultou os demais membros do Conselho de Ética sobre a sua decisão de arquivar o pedido do Supremo Tribunal Federal (STF)".

O senador revelou que é necessário assinatura de um terço dos 15 membros do colegiado no pedido de reabertura do processo. Ele será um a subscrever o requerimento que será´feito pelo senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP). "Vamos trabalhar no sentido de para reunir as cinco assinaturas dos demais membros do conselho para reabir a investigação".

Pedro Chaves disse que as suspeitas que pairam sobre o Tucano, " Que inclusive, embasaram a decisão do STF no sentido de afastá-lo do mandato, são extremamente graves". E para ele a reabertura do processo é a oportunidade para que o Conselho de Ética examina as denúncias contra o ex-presidente do PSDB, " Não se trata de condenar previamente o senador Aécio, que terá todo o direito de defesa. O que proponho, e a sociedade brasileira exige, é uma investigação criteriosa da denúncia";



26 de junho de 2017
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário