"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 16 de maio de 2017

SOB LULA E DILMA, VALOR EMPRESTADO AO BNDES SUPERA O DA RECONSTRUÇÃO DA EUROPA PÓS 2a. GUERRA

CLIQUE PARA AMPLIAR

A observação é de Samuel Pessoa, físico com doutorado em Economia.

Em sua coluna na Folha de SP, Samuel Pessoa, físico e doutor em economia, estabeleceu uma comparação no mínimo assustadora: entre 2008 e 2014, sob Lula e Dilma Rousseff, o Tesouro Nacional emprestou ao BNDES um total de R$ 400 bilhões. Tudo a juros baixíssimos e condições bem favoráveis.

Pois bem: entre 1948 e 1951, por meio do Plano Marshall, que teve por objetivo a reconstrução de 16 países devastados pela 2ª Guerra Mundial, os EUA injetaram na Europa o equivalente hoje a R$ 315 bilhões (montante atualizado, portanto).

Isso diz muito, talvez tudo, sobre quão temerária foi a administração da coisa pública sob as gestões petistas.

O artigo pode ser lido na íntegra aqui.


16 de maio de 2017
implicante

Nenhum comentário:

Postar um comentário