"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 18 de abril de 2017

ESTADÃO: LULA "PÔS O ESTADO A VENDA" E "TRANSFORMOU A BANDALHEIRA EM POLÍTICA DE ESTADO"

Contundente.FOTO: LEO BARRILARI / EFE


Neste domingo, o jornal O Estado de São Paulo publicou editorial pra lá de contundente contra Lula. A tese central, corretíssima, é a de que a podridão aparentemente generalizada não atenua a situação do PT ou de seu grande líder.

Seguem trecho:

“A corrupção levada a cabo nos anos do PT no governo federal não é mera continuidade de um sistema corrupto. Há um antes e um depois de Lula na corrupção nacional, capaz até de assustar Emílio Odebrecht. ‘O pessoal dele (de Lula) estava com a goela muito aberta. Estavam passando de jacaré para crocodilo’, disse o presidente do conselho de administração da empreiteira, em relato por escrito à Procuradoria-Geral da República. É evidente que já existia corrupção antes de Lula da Silva chegar à Presidência da República. A novidade trazida pelo ex-sindicalista foi a transformação de todos os assuntos estatais em negócio privado. Sem exagero na expressão, Lula da Silva pôs o Estado à venda.” (grifamos)

E mais:

“Lula não inventou a corrupção, mas criou uma forma bastante insólita de fazer negócios escusos. Transformou a bandalheira em política de Estado. Com isso, corruptos, velhos e novos, tiveram ganhos nos anos petistas que pareciam não ter limites (…) A magnitude dos ilícitos descobertos pela Lava Jato, da Odebrecht e de tantas outras empresas e pessoas, só foi possível graças à determinação de Lula da Silva de pôr o Estado à venda. Não lhe neguemos esse mérito.” (grifamos)

Não apenas contundente, mas demolidor. E o que demole é essa tentativa de narrativa. A íntegra pode ser lida aqui.


18 de abril de 2017
implicante

Nenhum comentário:

Postar um comentário