"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

DECRETO DE TRUMP SOBRE IMIGRANTES DIFICULTA A EMISSÃO DE VISTO A BRASILEIROS


Trump
Trump atirou no que viu e acertou também no que não viu
Brasileiros que desejam solicitar o visto de entrada no Estados Unidos, a partir de agora, também serão impactados pela mesma ordem executiva emitida pelo presidente Donald Trump na última sexta-feira, dia 27, que baniu a entrada de refugiados sírios no país e vetou o ingresso de cidadãos de sete países de maioria muçulmana no país por 90 dias. A embaixada dos EUA no Brasil confirmou ao site UOL que a principal mudança refere-se aos pedidos de renovação de visto. A partir de agora, solicitantes que pedirem a renovação de seus vistos na mesma categoria deverão passar por entrevista – antes, ela era dispensada se o pedido fosse feito até 48 meses após o vencimento.
As regras para a isenção da entrevista no primeiro pedido de visto também mudaram. A partir de agora, somente quem tem menos de 14 anos ou mais de 79 anos está dispensado. Antes, jovens entre 14 e 15 anos e idosos acima de 66 anos que pediam o visto pela primeira vez não precisavam realizar a entrevista no Consulado.
MAIS RESTRIÇÕES – As novas regras começaram a valer nesta semana. As medidas batem de frente com a expectativa de que a entrada de brasileiros nos Estados Unidos seria facilitada, uma vez que o próprio governo americano, na gestão de Barack Obama, havia confirmado que estudava o fim da exigência de visto para nascidos no Brasil.
O maior rigor também contraria a previsão do embaixador do Brasil em Washington, Sergio Amaral. Em análise feita no dia da posse de Trump, o representante disse acreditar que, a curto prazo, a entrada de brasileiros nos Estados Unidos poderia ser simplificada com o novo presidente.
Vale lembrar ainda que solicitantes com o visto expirado há menos de 12 meses que pretendem renová-lo na mesma categoria também não precisam passar pela entrevista. A versão traduzida da ordem executiva está disponível no site da Embaixada dos EUA no Brasil.
MAIS TURISTAS – De acordo com o Travel State Government, o Departamento de Estado dos EUA, o número de requerentes de visto no Brasil quase dobrou desde 2010. De acordo com um documento publicado no site do departamento, existe o mito de que a Embaixada dos EUA e Consulados no Brasil recusam a maioria dos pedidos de vistos apresentados por brasileiros.
“Em todo o Brasil, nossos três Consulados (Rio de Janeiro, Recife e São Paulo) e a Embaixada dos EUA em Brasília emitiram mais de um milhão de vistos de não-imigrantes no ano fiscal de 2014. A grande maioria dos pedidos de visto de não-imigrante foi aprovada”, conforme documento. Mais de 2,2 milhões de brasileiros viajaram para os Estados Unidos no mesmo período de 2014. O Itamaraty foi procurado pela reportagem para se posicionar sobre as mudanças, mas não retornou até o fechamento desta edição

01 de fevereiro de 2017
Litza Mattos
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário