"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

SOMENTE NELSON RODRIGUES PODERIA EXPLICAR A CRISE ENTRE CONGRESSO E SUPREMO




Resultado de imagem para congresso e supremo charges
Charge do Lute (blogspotlute.blogspot.com.br)
Em 2016 os Poderes da República, visivelmente o Legislativo e o Judiciário, atuaram sem harmonia e independência, ferindo de morte o artigo 2º de nossa Constituição Federal. Quanta tristeza, quanta decepção! Por outro lado, o fato me fez lembrar uma famosa mesa redonda que analisava futebol nas noites de domingo na TV Tupi do Rio de Janeiro, nos finais dos anos 60.  Era composta pelos extraordinários cronistas João Saldanha (Botafogo), Nelson Rodrigues (Fluminense), José Maria Scassa (Flamengo), Vitorino Vieira (Vasco), Armando Nogueira (Botafogo), Ademir (Vasco).
Certa vez, o Fluminense estava à frente dos grandes do futebol carioca, no número de pontos.  Ia haver uma partida entre Botafogo e Flamengo, que definiria o campeonato – quem ganhasse ficaria com o título; se ocorresse empate, o Fluminense ganharia o campeonato.
Nelson Rodrigues chega ao Maracanã e é provocado, com humor, pelo João Saldanha: “Por que está aqui se Fluminense não vai disputar”? E a resposta foi: “Ah, meu caro amigo, vim para assistir a derrota dos dois”. Então, Saldanha disse: ”Está sonhando, o Botafogo é imbatível”. E as mesmas palavras foram ditas pelo Scassa com relação ao Flamengo. No final da partida os dois perderam, pois jogo saiu empatado.
Voltando à extravagante disputa Judiciário X Legislativo, pode-se dizer que os dois poderes saíram perdendo. Aliás, quem mais perdeu foi o Brasil. E creio que vários brasileiros tiveram uma crise de “depressão cívica”. Como disse o grande poeta Bandeira “Ah! Como dói viver quando falta a esperança”.
Se Nelson Rodrigues fosse vivo, diria: “Nós continuamos com o “complexo de vira-latas”… Infelizmente, às vezes, a vida é assim.
CEARÁ VAI BEM – Enquanto o Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais e outros Estados vivem essa situação de penúria, meu querido Ceará, considerado pobre, paga em dia todo o funcionalismo estadual e quitou até a segunda parcela do décimo terceiro salário.
E vocês sabiam que os colégios do Ceará são os que mais aprovam nos principais vestibulares, como o ITA e o IME? Recentemente um aluno do Colégio Farias logrou o primeiro lugar no IME ainda cursando o segundo ano do segundo grau.
É por isso que amo este Estado. Sou cearense altamente bairrista.

29 de dezembro de 2016
César Cavalcanti

Nenhum comentário:

Postar um comentário