"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

NA POLÍTICA BRASILEIRA, NADA DE NOVO DEBAIXO DO SOL


Resultado de imagem para TEMER charges
Charge do Tacho, reprodução do jornal NH
A hesitação do presidente Michel Temer em mandar para o Congresso a proposta de reforma da Previdência Social, se antes ou depois das eleições de outubro, revela que nada mudou.  Tudo igual debaixo do sol. É grande o número de líderes dos partidos da base oficial sugerindo e até exigindo que o governo deixe para depois das eleições o elenco de maldades previdenciárias, capaz de desagradar meio mundo.Concordam com o aumento do tempo para aposentadorias, mas temem perder votos na escolha de vereadores e prefeitos. Após as eleições, para eles, tudo bem.
De novo, tentam enganar a população. Quantas vezes a classe política aplicou essa vigarice no país? Perdeu-se a conta, desde o governo José Sarney.
A mesma coisa acontece agora. O presidente Michel Temer chegou da China, ainda sem decidir se cumpre logo a promessa ligada a seus planos de recuperação nacional ou se, matreiramente, deixa passar as eleições.
CANDIDATO – Pensam que o povo é bobo. A simples delonga na materialização de medidas amargas faz cair a máscara do novo governo. Até o ministro Henrique Meirelles abre mão de exigir o envio imediato da reforma da previdência ao Congresso.  Deve ser mesmo candidato.
Não se exige a aprovação das mudanças antes de outubro. Seria impossível que deputados e senadores discutissem e votassem em pouco tempo alterações radicais nas aposentadorias. Mas, ao menos, uma definição caracterizaria as intenções do governo. Empurrando com a barriga suas obrigações mais profundas, o presidente Michel Temer dá o tom de como governará até o final de seu mandato. Nada de novo debaixo do sol…

08 de setembro de 2016
Carlos Chagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário