"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 17 de julho de 2016

NELMA KODAMA, A DAMA DOS DOLEIROS DA LAVA JATO, ESTÁ CHEIA DE DÍVIDAS


A dama da lava-jato: Nelma, em seu apartamento de 500 metros quadrados confiscado pela Justiça
Os bens estão bloqueados e o luxo de Nelma é apenas aparente
Nelma Kodama já entrou em cena causando sensação. Em março de 2014, seu nome veio a público pela primeira vez quando foi presa ao tentar embarcar para a Itália com 200 mil euros escondidos na calcinha (ela nega, diz que as notas estavam no bolso da calça). Na ocasião, a doleira namorava um delegado da Polícia Civil de São Paulo, a quem acusa de ter feito a denúncia anônima que lhe rendeu o flagrante, um par de algemas e sua primeira estada na cadeia.
No ano passado, já condenada pela Lava-Jato a quinze anos de prisão por lavagem de dinheiro, organização criminosa, evasão de divisas e corrupção ativa, ela depôs na CPI da Petrobras e deu uma mostra de sua expansividade ao cantarolar diante dos parlamentares a música Amada Amante, de Roberto Carlos, para definir a natureza do relacionamento que manteve com o também doleiro e réu da La­va-Jato Alberto Youssef.
PRISÃO DOMICILIAR – Hoje, Nelma cumpre pena em prisão domiciliar em um apartamento de 500 metros quadrados em São Paulo avaliado em 6 milhões de reais, já confiscado pela Justiça. Com uma tornozeleira eletrônica presa na perna esquerda, passa o dia ouvindo música, lendo processos, trocando mensagens com advogados — ainda responde a quinze inquéritos — e aguardando a homologação de sua delação premiada (em 35 anexos, aos quais VEJA teve acesso, ela detalha crimes que envolvem operadores do câmbio negro paulista).
BENS BLOQUEADOS – Endividada e com os bens que lhe restam bloqueados, ela reclama de não ter dinheiro “nem para comprar pão na padaria”. Só o ex-­advogado Mardem Maues lhe cobra 1 milhão de reais em honorários.
Nelma tem 49 anos, nasceu na cidade de Taubaté, no interior de São Paulo, e é descendente de japoneses e italianos. Conta que, quando completou 17 anos, fez um intercâmbio nos Estados Unidos e passou a “amar as notas de dólar”. Desde a viagem, só faz cálculos na moeda americana.
Filha de uma dentista e um administrador de empresas, formou-se em odontologia e especializou-se em endodontia. Foi para São Paulo aos 27 anos, com um Kadett vermelho e 700 dólares na bolsa. Na capital, alimentava o sonho de ficar rica. Logo viu que o atendimento em consultórios da periferia, sua atividade inicial na cidade, não a levaria aonde queria chegar.
VIROU DOLEIRA – A carreira de crimes começou por intermédio do ex-­noivo, sócio oculto de uma agência de câmbio e turismo em Santo André e cunhado do ex-juiz federal João Carlos da Rocha Mattos, condenado na Operação Anaconda por participar de um esquema de venda de sentenças.
No início de 2000, receoso de trombadas com a Justiça, o noivo foi-se embora para Cuiabá, largando os negócios e Nelma. Esperta e ambiciosa, a então dentista percebeu que a agência poderia ser sua mina de ouro. Assumiu o negócio, montou uma quadrilha e passou a operar uma formidável engenharia de remessas ilegais de dinheiro para o exterior.
TUDO PARA NADA – No auge da atividade, ela e seu bando chegaram a movimentar 120 milhões de dólares por ano. Para lidar com dinheiro sujo, Nelma abria e fechava empresas no Brasil e no exterior num piscar de olhos. Ficou rica, esbanjou, esbanjou e esbanjou. Fez plásticas, comprou joias, apartamentos, um Porsche Cayman, casa de campo e 53 unidades do Hotel Villa-­Lobos, em São Paulo.
E tudo isso acabou. Os bens foram confiscados pela Justiça para pagar sua dívida de 12 milhões de reais com a Receita Federal

17 de julho de 2016
Ullisses Campbell

Nenhum comentário:

Postar um comentário