"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 23 de julho de 2016

MUITO APRESSADINHO, CONSELHO DA PETROBRAS JÁ APROVOU A PRIVATIZAÇÃO DA BR DISTRIBUIDORA



Charge do Chico Caruso, reprodução do Arquivo Google

















A Petrobras decidiu abrir mão de controlar a BR Distribuidora sozinha e oferecerá ao mercado um modelo em que tentará vender 51% do capital votante. Ao mesmo tempo, buscará compartilhar o comando da empresa com o novo sócio. É a primeira grande decisão estratégica da gestão de Pedro Parente. A revisão do modelo de venda se deve ao fato de a proposta anterior, de oferta de participação minoritária, não ter sido bem-sucedida, depois de mais de nove meses de tentativas.
De acordo com a empresa, uma composição de ações ordinárias, com direito a voto (na prática, que definem quem manda a empresa), e preferenciais (sem direito a voto, mas com preferência na distribuição de dividendos), será feita de forma que, no fim das contas, a Petrobras seja majoritária no capital total (soma das duas classes de ações).
ACORDO DE ACIONISTAS? – Em tese, quem compra 51% do capital votante torna-se controlador da empresa, mas a Petrobras quer compartilhar esse controle, o que será possível com um acordo de acionistas a ser assinado com a venda.
Nos últimos meses, três ofertas pela BR Distribuidora chegaram à empresa – duas delas queriam o controle, que, até então, não estava à venda. Uma terceira queria uma participação minoritária, mas em valor menor do que a Petrobras pretendia. No mercado, o entendimento é que “ninguém quer ser sócio minoritário da Petrobras”.
A decisão de vender 51% foi tomada em reunião do conselho de administração da empresa, nesta sexta-feira (22).
OBRAS A CONCLUIR – O colegiado também tomou providências em relação às refinarias Abreu e Lima, em Pernambuco, e Comperj, no Rio de Janeiro. Alvos do esquema de corrupção montado entre empreiteiras e executivos da estatal, as obras tiveram seus orçamentos multiplicados algumas vezes e não foram concluídas.
No caso do Comperj, apenas uma unidade de gás será concluída. As obras do parque de refino da primeira unidade serão suspensas até 2020. A segunda unidade de refino será cancelada.
Em Abreu e Lima, a primeira unidade será concluída, o que aumentará a produção diária de 100.000 barris para 115.000 barris. O destino da segunda unidade ainda será reavaliado.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – A reportagem é claramente a favor da venda do controle da BR, que deveria ser a última opção e está se transformando na primeira e única. O assunto é de interesse nacional e deveria ser discutido mais abertamente, antes do Conselho aprovar uma decisão de tamanha importância. Como dizi a Barão de Itararé, há algo no ar e não são os aviões de carreira.(C.N.)


23 de julho de 2016
Samantha Lima
Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário