"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

"Derrota na Guerra", $talinácio!


Luiz Inácio Lula da Silva e a petelândia estão experimentando do próprio veneno que sempre usaram contra os inimigos, antes de conquistarem o poder: a máquina de assassinar reputações, a partir de aparelhos estatais ou de esquemas de agitação, propaganda e contrapropaganda. Até agora, Lula, os companheiros de negócios e os seguidores da seita petista não encontraram um jeito de neutralizar o tsunami que lhes desconstrói e destrói a imagem. Perdeu, $talinácio!

Melhor e mais recomendável seria o PT pensar na campanha presidencial de 2022. A de 2018 já era! Se o comissário Rui Falcão estiver realmente falando a verdade (o que sempre se duvida), o fato de não ter plano B para a sucessão de Dilma, sendo Lula "o plano A para o PT em 2018", torna complicadíssima a situação do partido-seita. Por necessidade e falta de alternativa, Lula pode até pode ser candidato novamente. O único probleminha é que a desmoralização, facilmente medida em altos graus de impopularidade e rejeição nunca antes vistos, inviabiliza qualquer chance de "vitória na guerra".

A blindagem atual de Lula parece ter a segurança daquela trágica barragem de Mariana. Nunca esteve tão próxima de ser rompida, e com chances elevadas de expor um mar de lama assustadoramente fedorento. Em parceria direta com o peemedebostismo e indireta com a tucanagem, o petralhismo teve o mérito de arrasar com a "Nova República" - um regime de canalhices implantado pelo golpe militar de 1985, que entronizou José Sarney no lugar que só o Presidente eleito (indiretamente) Tancredo Neves poderia ocupar com legitimidade.

A crise estrutural tende a se aprofundar. O impasse institucional vai caminhando, perigosamente, para a ruptura. Os três poderes batem cabeça, enquanto o quarto poder (o militar) se ocupa da feroz caça à mosquita que (ainda) mata menos que o desgoverno do crime organizado. A falta de credibilidade das instituições é fatal para o regime em vigor. Se a crise econômica sair do controle (com carestia, desemprego, inflação e recessão por longo prazo) e a tensão social também aumentar além do tolerável, o risco de uma explosão de violência se torna real. Quando o pau quebra, tudo pode acontecer. Tudo! Para o bem ou para o mal...

Vale repetir por 13 x 13: A única saída para o Brasil é uma Intervenção Cívica Constitucional que reinvente e redesenhe o modelo de Estado, rompendo com o Capimunismo Rentista Corrupto, a fim de implantar mecanismos diretos e legítimos de controle da máquina pública pela sociedade, restabelecendo as instituições republicanas. O Brasil tem a urgência urgentíssima de outorgar uma ordem institucional que tenha plena legitimidade, após amplo debate entre os cidadãos com honestidade comprovada e bons propósitos democraticamente definidos.

Quanto mais o processo efetivo de mudança for atrasado, mais violenta e descontrolada ficará a situação brasileira. É por isso que a única solução é romper, o quanto antes, com o modelo Capimunista Rentista Corrupto. A boa notícia é que os brasileiros, interligados nas redes sociais, já começam a saber quem é o inimigo real. A notícia nada boa é que, cultural e historicamente, somos muito lentos para tomar as decisões certas, no tempo exato.

A mudança vem... Pode não ser do barraco para o triplex... Mudaremos, nem que seja, infelizmente, na base da porrada... O Brasil está igualzinho ao PT... Não tem plano B... Ou promovemos uma inédita Intervenção Cívica Constitucional, estabelecendo uma ordem institucional republicana, federalista e democrática, ou vamos para mais um jogo no Cassino do Al Capone - onde sabemos que sempre os honestos perdem de véspera, no começo e no fim...

Bote na cabeça: o Capimunismo, o Rentismo e a Corrupção são o "triplex" que devemos desmoronar no Brasil. Debater soluções, implantá-las logo e mudar de verdade são a nossa tríplice necessidade. O resto é puro barraco... E risco de derrota na guerra, não só para a turma do $talinácio, mas para todos os brasileiros...

Numerologia do afundamento


Se o triplex falasse


Triplex perdido


Agradecimento Especial


Cozinhando


Pastel de vento


Leve seu rolinho



01 de fevereiro de 2016
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário