"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

"SÓ VOLTEM QUANDO OS BOCHES NOS INVADIREM OUTRA VEZ!"

Memorial guarda a lembrança do governante francês


















O general Charles De Gaulle assumira pela segunda vez o governo da França e virou o país de cabeça para baixo, restabelecendo a dignidade de sua nação. 
A partir de 1958, impôs um presidencialismo imperial, deu independência à Argélia, produziu a bomba atômica, forjou a união europeia, reconheceu a China Comunista e quanta coisa a mais?
O orgulho francês o empurrou contra os Estados Unidos. Num gesto tão surpreendente quanto os demais, expulsou a OTAN de Paris. 
O New York Times apresentou a mais contundente caricatura a respeito daqueles idos. Mostrava um humilhado soldadinho americano, de fuzil e capacete, sendo posto porta a fora por um De Gaulle arrogante que dizia: “vai embora e só volte quando os boches nos invadirem novamente!” 
A referência era para as duas vezes, em 1914-18 e 1939-45, em que os Estados Unidos salvaram a humilhada França.

NÃO PASSA DE FEVEREIRO
Mesmo em recesso, o Supremo Tribunal Federal fornece algumas indicações, a maioria provindo dos gabinetes onde os ministros não estão, mas seus principais auxiliares continuam funcionando. 
Pelo jeito, a mais alta corte nacional de justiça está pronta para degolar o presidente da Câmara, Eduardo Cunha.

O VEXAME DAS ESQUERDAS
As esquerdas foram para o poder com João Goulart, vendo-se postas para fora por um golpe militar, em 1964. O tempo passou, veio a democracia e o PT acabou de novo no governo, com Lula e, depois, Dilma. Só que o país se encontra   em frangalhos. Arrasado. São negados os princípios e ideais que levaram o PT ao poder.

Ao contrário do que pregavam, eles suprimem direitos sociais, comprimem salários, aumentam juros, beneficiam a especulação e as elites, geram o desemprego, elevam impostos, degradam os serviços públicos, favorecem o latifúndio e metem a mão nos dinheiros públicos.  
Fizeram o oposto do que pregaram. Logo virá a revolta e o que vamos fazer? Chamar a direita não dá. Afinal, é a receita dela que os companheiros aplicam.

NÃO HÁ UM PLANO
Falta ao país um projeto acorde com as necessidades nacionais. Capaz de atender não apenas as massas, mas a classe média e a população em geral. 
Adianta pouco ficar atrás de outro partido para substituir o PT. São todos iguais, ou seja, incompetentes. 
Nossa memória é curta, mas fica impossível esquecer o governo dos tucanos, quando Fernando Henrique ensaiou aquilo que Lula e Dilma, ironicamente, aplicam outra vez.

Que forças disporiam de condições para dar a volta por cima? De governar para a maioria? Não dá para pensar nos militares, já tiveram sua oportunidade e deu no que deu. Melhor pensar rápido, quem sabe acionando as universidades?

12 de janeiro de 2016
Carlos Chagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário