"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

IMINENTE PRISÃO DE LULA DA SILVA




Esta notícia vai abalar o espírito do Lula da Silva. O juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal em Brasília, responsável pelo processo da Operação Zelotes, determinou na última sexta-feira, dia 15, que a empresária Cristina Mautoni, mulher e sócia do lobista Mauro Marcondes Machado, deixe de cumprir prisão domiciliar e passe a cumprir prisão preventiva em regime fechado.

Mauro Marcondes Machado, foi vice-presidente tesoureiro da Anfavea - Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, até ser preso pela Operação Zelotes. Segundo revelado pela Operação Zelotes, o filho do Lula da Silva, o Luís Cláudio, recebeu pagamento pela empresa LFT Marketing Esportivo, propina no valor de R$ 2,5 milhões, pela negociação da MP 471 que beneficiou as montadoras de veículos.

É provável que o empresário Mauro Marcondes Machado, preso na Penitenciária da Papuda, faça delação colaborativa, em função da prisão da sua mulher e sócia. Ele com 80 anos, com direito a prisão domiciliar pela idade, não aguentaria ver sua mulher com 55 anos, ser preso numa penitenciária. Agrava-se a esta situação, o fato do casal ter uma filha com apenas 14 anos. Isto deve pesar na decisão do Mauro Marcondes.

A delação colaborativa do Mauro Marcondes é tudo que Lula da Silva não quer. Lula da Silva e Mauro Marcondes e são amigos desde a época em Mauro Marcondes atuava na Anfavea e Lula da Silva era presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo. Os dois tem longos anos de cumplicidade e interesse comum, como pode se ver. A Medida Provisória 471/2008 assinado pelo Lula da Silva, teria dado desoneração fiscal num montante de R$ 1,3 bilhão às montadoras envolvidas.

Se o Mauro Marcondes abrir o bico, o Lula da Silva estará em maus lençóis. Pela preocupação demonstrada pelo próprio Palácio do Planalto e a contratação do advogado de renome para compor a equipe de defesa do Lula da Silva, o assunto deve ser bombástico. À época da edição da Medida Provisória, a atual presidente Dilma era chefe da Casa Civil.

Está cada vez mais próximo a possibilidade do Lula da Silva ir preso para investigação junto com o Mauro Marcondes, seu amigo pessoal.

20 de janeiro de 2016
Ossami Sakamori é Engenheiro civil, 71, formado pela UFPR. Foi professor da Escola de Engenharia da UFPR. Filiado ao PDT, não militante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário