"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

DEFESA DE ODEBRECHT TENTA DESMORALIZAR DELAÇÃO PREMIADA



Bulhões comanda a jogada ensaiada de Marcelo Odebrecht



















A defesa do empresário Marcelo Odebrecht protocolou nesta segunda (18) uma petição direcionada ao juiz Sergio Moro, responsável pela Lava Jato, em que acusa a força-tarefa de manipular a transcrição do depoimento do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa sobre o empresário.
No documento, assinado por Nabor Bulhões, criminalista que conduz a defesa de Odebrecht, são apontadas divergências entre um dos vídeos gravados por Costa à força-tarefa da Lava Jato em 3 de setembro de 2014 no âmbito do seu acordo de delação e o termo de colaboração que contém a transcrição do depoimento.
Segundo a petição, no áudio os procuradores perguntam para o ex-diretor da Petrobras “mas e o Marcelo Odebrecht?”. Como resposta, ouvem: “Uai, eu conhecia ele, tive algum contato com ele, mas nunca tratamos de nenhum assunto desses diretamente com ele…”
Posteriormente, Costa explica que conheceu o executivo quando era vice-presidente do conselho da Braskem, braço petroquímico da Odebrecht que tem a Petrobras como uma das sócias e Marcelo como presidente. “Nem põe o nome dele aí porque com ele não, ele não participava disso…”, finaliza Costa no vídeo.
BANCANDO O INOCENTE…
A defesa destaca que o depoimento de Costa foi prestado em setembro de 2014, nove meses antes da 14ª fase da Lava Jato, deflagrada em junho de 2015 e que levou o herdeiro da Odebrecht para trás das grades. Os advogados alegam que se as declarações do ex-diretor isentando Marcelo do esquema de pagamento de propina da Petrobras estivessem no termo da declaração premiada do ex-diretor, “certamente as graves medidas constritivas não teriam sido adotadas contra ele”, referindo-se à prisão do empreiteiro.
A petição vai além e lança suspeita sobre a força-tarefa do Ministério Público Federal “de manipulação de todo material informativo colhido nas inquirições concernentes aos acordos de delação premiada que foram celebrados”.
Com base nas divergências do vídeo e da transcrição do depoimento, Bulhões solicita que sejam juntados aos autos todos os vídeos correspondentes aos termos usados para basear acusações, além de tempo para analisar o material.
OUTRO LADO
Um dos coordenadores da força-tarefa da Lava Jato no Paraná, Carlos Fernando dos Santos Lima, disse que apenas comentaria o depoimento específico de Paulo Roberto Costa sobre Odebrecht após rever o vídeo e compará-lo com o que foi transcrito para ver se existe alguma “imprecisão”.
Ele rebateu, contudo, a alegação da defesa do empresário de que os procuradores tenham manipulado um trecho do depoimento do delator para prejudicar o réu.
“Ainda não conheço o trecho a que [o advogado] está se referindo, mas esta alegação de manipulação é uma manobra da defesa, não faz o menor sentido”, disse Lima.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – 
Era uma jogada ensaiada, como no futebol. Primeiro, a entrevista do excêntrico Kakay à BBC em Paris, para ser repercutida por toda a grande mídia, inventando a “criminalização da riqueza”. Logo em seguida, também capitaneada por Kakay, a jogada do manifesto dos advogados e “juristas”, denunciando a “neoinquisição” das delações premiadas. Com isso, estaria armado o lance que seria complementado agora, com o chute final do advogado de Marcelo Odebrecht, alegando que a delação contra ele foi “forçada” pelo Ministério Público e pela Polícia Federal. Assim, marcando o juiz Sergio Moro sob pressão, eles simulam que podem soltar o megaempresário, que acredita nesse tipo de conversa fiada de seus defensores. Mas não vai dar certo, porque as provas contra ele abundam. Em breve, Marcelo Odebrecht vai descobrir que esse tipo de defensor só quer ganhar dinheiro, e quanto mais tempo ele ficar na cadeia, melhor. Eles só jogam para a arquibancada. Quando o delfim dos Odebrecht descobrir isso, vai fazer uma delação premiada, destruir Lula e Dilma e enfim ganhar a liberdade com tornozeleira, que é hoje o sonho de consumo de nove em cada dez empreiteiros. (C.N.)

19 de janeiro de 2016
Mario Cesar Carvalho e Bela Megale
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário