"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

A ERA DA ESCULHAMBAÇÃO: RELATÓRIO GURGACZ

PARECER DE GURGACZ ABRE PORTEIRA PARA ESCULHAMBAÇÃO NA GESTÃO
DILMA QUER ESCULHAMBAR A GESTÃO PÚBLICA, ACUSA LÍDER DO DEM


MENDONÇA FILHO: QUERER PERDOAR OS CRIMES FISCAIS DO GOVERNO DILMA É ANIQUILAR A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL E ABRIR A PORTEIRA PARA A ESCULHAMBAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA. (FOTO: VALDER CAMPANATO/ABR)


Para o líder do DEM na Câmara, Mendonça Filho (PE), o parecer do relator das "pedaladas fiscais" na Comissão Mista de Orçamento do Congresso, senador Acir Gurgacz (PDT-RO), "abre a porteira para a esculhambação na gestão pública". O governista Gurgacz, conhecido pela permanente bajulação ao governo, defende a aprovação das contas de 2014 da presidente Dilma, contrariando decisão unânime dos ministros do Tribunal de Contas da União (TCU).

“Querer perdoar os crimes fiscais e os artifícios de crime de responsabilidade cometidos pelo Governo Dilma, após o TCU recomendar a reprovação por unanimidade, é aniquilar a Lei de Responsabilidade Fiscal e abrir a porteira para a esculhambação na gestão pública”, disse ele.

Na avaliação de Mendonça, a argumentação do relator de que 14 governadores não cumpriram a meta fiscal e não se pode criar jurisprudência é absurda. “Inadmissível que para salvar Dilma, o TCU seja desmoralizado e a Lei de responsabilidade seja enterrada. O não cumprimento da meta fiscal é uma dos crimes cometidos pelo Governo petista”, afirmou Mendonça, citando as pedaladas fiscais, que foram atos ilegais cometidos para inflar projetos sociais e garantir a reeleição da presidente. “Isso é abuso do poder político e econômico”, completou.

O relator das pedaladas fiscais, senador Acir Gurgacz apresentou hoje à imprensa o seu relatório. As pedaladas fiscais são resultado de artifício usado pelo governo para atrasar repasses de recursos do Tesouro Nacional para bancos públicos como a Caixa Econômica, o Banco do Brasil e o BNDES, considerado crime. O TCU recomendou a reprovação das contas, por considerar que a presidente descumpriu no ano passado a Constituição e as leis que regem os gastos públicos. Como consequência disso, a União tem que pagar cerca de R$ 57 bilhões.




23 de dezembro de 2015
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário