"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 28 de julho de 2015

NOVA FASE DA LAVA JATO DEVASSA OBRAS DA USINA NUCLEAR DE ANGRA 3

UM PRESO É OTON PEREIRA, PRESIDENTE DA ESTATAL ELETRONUCLEAR

OTHON PEREIRA DA SILVA, PRESIDENTE LICENCIADO DA ESTATAL, ESTÁ ENTRE OS PRESOS. (FOTO: ABR)


Cento e oitenta policiais federais cumprem dois mandados de prisão preventiva, cinco de conduçãocoercitiva e 23 de busca e apreensão, nesta terça-feira (28), na Operação Radioatividade, a 16ª fase da Operação Lava Jato. O foco da ação de hoje é a estatal Eletronuclear e irregularidades nas obras da usina hidrelétrica de Angra 3.

Um dos presos é Othon Luiz Pereira da Silva, presidente licenciado da Eletronuclear. Ele foi preso no Rio de Janeiro. O outro preso é Flávio David Barra, executivo da empreiteira Andrade Gutierrez. A operação Radioatividade foi deflagrada na madrugada desta terça-feira (28) em Brasília, Rio de Janeiro, Niterói, São Paulo e Barueri. Serão cumpridos dois mandados de prisão temporária.

A operação de hoje pode ser consequência dos depoimentos sob delação premiada de Ricardo Pessoa, dono da empreiteira UTC e coordenador do cartel de empreiteiras que se organizaram para fraudar licitações, dividir contratos e subornar autoridades, e também de Dalton Avancini, presidente da empreiteira Camargo Corrêa.

Em depoimento de delação premiada, Avancini revelou que a empresa informada em agosto de 2014 de que havia "compromissos" de pagamento de propina equivalente a 1% dos contratos das obras da usina ao PMDB e aos diretores da Eletronuclear. Somados, os contratos de Angra 3 chegam a R$ 3 bilhões.

A PF informou que o foco das investigações são contratos firmados por empresas já mencionadas na Operação Lava Jato. Dentre outros fatos investigados, são objeto de apuração, nesta fase, a formação de cartel e o prévio ajustamento de licitações, e o pagamento indevido de vantagens financeiras a empregados da estatal. Os presos serão levados para a carceragem da PF em Curitiba.



28 de julho de 2015
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário