"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 17 de julho de 2015

FIM DO EFEITO TEFLON: MINISTÉRIO PÚBLICO ABRE INQUÉRITO CONTRA LULA POR TRÁFICO DE INFLUÊNCIA E ENVOLVE ODEBRECHT.‏


Para: EXPEDITO FROTA



FIM DO EFEITO TEFLON: MINISTÉRIO PÚBLICO ABRE INQUÉRITO CONTRA LULA POR TRÁFICO DE INFLUÊNCIA E ENVOLVE ODEBRECHT.


Depois de cobrar informações diretamente do ex-presidente Lula, a Procuradoria da República do Distrito Federal decidiu abrir inquérito contra o petista para apurar a relação dele com a construtora Odebrecht e investigar a possível prática de tráfico de influência em favor da empresa por parte do petista, entre 2011 e 2014. Para o Ministério Público (MP), é preciso apurar a atuação de Lula na concessão de empréstimos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o contexto em que o petista viajou, às custas de empresas, para negociar contratos no exterior. Na portaria em que converte o caso para um procedimento investigatório criminal, o MP pede que a força-tarefa da OperaçãoLAVA JATO compartilhe todas as informações que envolvem o relacionamento entre o ex-presidente e a Odebrecht.
Oficialmente, o inquérito tem prazo de noventa dias para ser concluído, mas pode ser prorrogado por diversas vezes. Nesta fase de inquérito, se houver evidências de que o ex-presidente tenha praticado tráfico de influência junto a agentes políticos internacionais para influenciar a contratação da Odebrecht, o Ministério Público pode pedir a adoção de medidas invasivas contra Lula, como quebras de sigilo do petista e buscas e apreensões.
CONEXÃO ÁFRICA-CARIBE 
Reportagem de VEJA revelou que Taiguara Rodrigues dos Santos ganhou contratos de obras após o ex-presidente Lula ter viajado, com dinheiro da Odebrecht, para negociar transações para a empreiteira. Em 2012, por exemplo, a Exergia Brasil, de Taiguara, foi contratada pela Odebrecht para trabalhar na obra de ampliação e modernização da hidrelétrica de Cambambe, em Angola. O acerto entre as partes foi formalizado no mesmo ano em que a Odebrecht conseguiu no BNDES umFINANCIAMENTO para realizar esse projeto na África. Taiguara é filho de Jacinto Ribeiro dos Santos, conhecido como Lambari, amigo de Lula na juventude e irmão da primeira mulher do ex-presidente. Funcionários do governo e executivos de empreiteiras costumam identificá-lo como "o sobrinho do Lula".
Antes de abrir oficialmente o procedimento criminal, a procuradoria deu prazo de quinze dias para que Lula se explicasse e concedeu tempo também para que a Odebrecht, empresa citada por delatores daLAVA JATO como uma das integrantes do "clube do bilhão", apresentasse a sua versão.
No pedido em que reúne informações para apurar se Lula cometeu tráfico de influência, o MP cita diversas menções de que o petista viajou com recursos da Odebrecht em busca de contratos no exterior. Em um dos casos, a empreiteira teria desembolsado 435.000 reais, por meio da DAG Construtora, para pagar um voo fretado para que Lula fizesse suas transações em Cuba e na República Dominicana. Do site de Veja

DOCUMENTO DO MINISTÉRIO PÚBLICO QUE ABRE O INQUÉRITO CONTRA LULA
Vejam o facsímile Publicado no site da revista Época:


LULA JÁ ESTÁ NA BOCA DO MUNDO...

O Antagonista, o excelente site comandado por Diogo Mainardi e Mario Sabino, resenhou muito bem o que mundo fala de Lula, pinçando algumas manchetes da grande mídia internacional. 
Que dizer das universidades que conferiram ao 'Brahma' veneráveis títulos de 'Doutor Honoris Causa'?... Vejam:

Wall Street Journal - Brazil Probes Ex-Leader da Silva in Criminal Matter
Le Monde - Une enquête ouverte pour trafic d’influence contre l’ex-président brésilien Lula
Il Fatto Quotidiano - Ex-presidente Lula indagato per presunto caso di corruzione
New York Times - Prosecutors Investigate Brasil's Former President
TVE - La Fiscalía abre una investigación penal a Lula por supuesto tráfico de influencias
Público - Procuradoria de Brasília abre investigação formal a Lula da Silva
CNBC - Prosecutors investigate Brazil's former President Lula da Silva over allegations of influence peddling
Agerpres - Brazilia: Fostul președinte Lula, anchetat pentru trafic de influență
E Lula não declarou nada até agora? Nem Tulipa, nem caneco?

17 de julho de 2015
Recebido por email

Nenhum comentário:

Postar um comentário