"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 13 de junho de 2015

LEVY ENQUADRA PT E AVISA: XÔ, CPMF!



(Folha) A ideia de reeditar a CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) para financiar a saúde no país gerou conflitos no PT; declarações contraditórias dos ministros da Saúde, Arthur Chioro, e da Fazenda, Joaquim Levy; e, ainda, uma nota do ministério da Saúde desmentindo o titular da pasta. 

Nesta sexta (12), no 5º Congresso do PT, em Salvador, Chioro confirmou que já se reuniu com a maioria dos governadores para tratar do tema. Disse ainda que, caso o tributo fosse aprovado, não recairia sobre a classe média. 

Em palestra a empresários em São Paulo, porém, Joaquim Levy afirmou que não há perspectiva para a volta do tributo e que não há "nenhuma discussão em curso" sobre o assunto no governo. "Eu não estou cogitando", disse. 

No fim da tarde, o próprio Ministério da Saúde divulgou uma nota na mesma linha da declaração de Levy. Num trecho, diz que "não há, no âmbito do governo federal [...], nenhuma discussão em curso sobre o tema" e que a pasta apenas "acompanha sugestões e debates" sobre o assunto. No congresso do PT, a polêmica foi protagonizada entre o presidente do partido, Rui Falcão, e líderes governistas. 

No texto-base aprovado na quinta (11) pelos petistas para nortear os trabalhos do congresso, Falcão incluiu um parágrafo em defesa do tributo, extinto em 2007, durante o governo Lula: "Somos favoráveis à retomada da contribuição [...], um imposto limpo, transparente e não cumulativo, como uma nova fonte de financiamento da saúde pública". 

No dia seguinte, o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), e o líder do governo no Senado, Delcídio Amaral (PT-MS), protestaram dizendo que o tema não era discutido no governo. Guimarães afirmou que o trecho seria retirado da resolução final do texto petista. 

Informado sobre as declarações dos colegas, Falcão dirigiu-se a Guimarães dizendo que o parágrafo seria mantido. O líder do governo rebateu: "Amanhã, as manchetes dos jornais serão que o PT quer a volta da CPMF. Se você não retirar [o trecho], a gente vai te derrotar no voto". 

Minutos depois, Falcão reafirmou: "O ministro Arthur Chioro, ao que me consta, tinha sido autorizado pela presidente Dilma a buscar uma forma de financiamento para a saúde. Se não for CPMF, com esse nome, certamente será algum tipo de contribuição para financiar esse serviço."À noite, a principal corrente interna do PT havia decidido retirar o tema do texto. Falcão ainda resistia em manter o trecho.

13 de junho de 2015
in coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário