"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 26 de março de 2015

CGU VAI INVESTIGAR NO GOVERNO QUEM RECEBEU PROPINAS NA COPA




Jornal alemão diz que a propina chegou a 20 milhões de euros
O Ministério da Justiça solicitou à Controladoria-Geral da União (CGU) que abra uma auditoria e apure as suspeitas de que a empresa alemã Bilfinger pagou propina a servidores brasileiros para conquistar contratos na Copa do Mundo do ano passado. Informou também que pedirá à Polícia Federal a instauração de um inquérito e ao TCU (Tribunal de Contas da União) a abertura de uma auditoria para investigar as denúncias.
Segundo o jornal alemão “Bild”, a Bilfinger desembolsou 20 milhões de euros a funcionários públicos no Brasil e a integrantes da Fifa para firmar contratos e fornecer os monitores usados no Centro Integrado de Comando e Controle da Copa de 2014.
O suborno teria ocorrido por intermédio da empresa Manuell, um dos braços da Bilfinger, de acordo com a reportagem do “Bild”.
O Ministério da Justiça informou ter solicitado à empresa alemã elementos que indiquem o caso de corrupção na contratação da Bilfinger. Os alemães forneceram um equipamento – vídeo-wall – que permite o acompanhamento de várias câmeras de segurança simultaneamente, pela tela do computador. O sistema foi usado nos centros de comando e controle da Copa.
TRANSPARÊNCIA
Dados disponíveis no Portal da Transparência atestam que a empresa recebeu R$ 21,2 milhões do governo federal em 2014. Desse montante, 13,1 milhões saíram do próprio Ministério da Justiça, através da Secretaria Extraordinária de Segurança e Grandes Eventos, que firmou contrato com a empresa Manuell de R$ 24,3 milhões, em maio de 2013.
O ministério argumenta que a empresa participou de um pregão com nove concorrentes e ofereceu um preço 46% inferior ao obtido à época com pesquisas de mercado. Alega que o processo licitatório passou por auditoria do TCU, que, na ocasião, não encontrou nenhuma irregularidade.
A nota oficial acrescenta que “ata de registro de preços da Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos” foi usada por 15 outros órgãos federais, estaduais e municipais para a celebração de contratos.

O ministério frisa que as providências estão sendo tomadas, embora a Bilfinger, empresa controladora da Manuell, não tenha informado quais servidores são suspeitos de “receber propina e em quais órgãos ou empresas exerciam suas atividades”.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, deverá pedir abertura de sindicância interna e solicitar à empresa alemã que “preste todos os esclarecimentos necessários” sobre o caso.

26 de março de 2015
Deu na Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário