"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

O QUE MAIS É PRECISO PARA ABRIR O PROCESSO DE CANCELAMENTO DO PT E O IMPEACHMENT DE DILMA ROUSSEFF?




Facsímile do site de O Globo. Clique sobre a imagem para vê-la ampliada.
Creio que O Antagonista, o jornal via internet editado e escrito por Diogo Mainardi e Mario Sabino, diz tudo o que teria de ser dito pelos jornalões e grandes redes de televisão. Por isso transcrevo na íntegra após este prólogo a nota de O Antagonista, que recomendo a leitura diária.
Tanto Mainardi quanto Sabino são egressos da grande imprensa nacional.
O primeiro articulista de Veja, o segundo chefe de redação da revista. Sempre foram dois estranhos no ninho das redações da grande mídia. Justa exceção à revista Veja que por isso mesmo os empregava. Ambos decidiram tocar outros projetos, incluindo O Antagonista que deve ser leitura obrigatória diária para conferir tudo aquilo que a grande imprensa costuma escamotear.

Seja como for, o fato é que o tamanho do escândalo do petrolão, pelas suas dimensões e agora desnudado pela operação Lava-Jato, obriga os veículos da grande mídia, dentre eles a Rede Globo, a veicular essas informações, ainda que de alguma forma tentem dourar a pílula para salvar o PT. Entretanto, como se vê pelos depoimentos dos envolvidos, já não é mais possível manter no ar essa peteca doida. 

O texto de O Antagonista está perfeito e por isso transcrevo. É também o inspirador para o título deste post. No mais, aqui está para quem desejar conferir o link para a matéria no site de O Globo. 

Eu fico com a nota de O Antagonista.
Leiam:
É assombroso o depoimento dado à Justiça por Augusto Mendonça, executivo da Toyo Setal, cujo um dos videos foi obtido pelo Jornal Nacional: ele afirma -- atenção -- que Renato Duque, então diretor da Petrobras, solicitou que propinas a serem pagas pela Toyo Setal deveriam ser depositadas diretamente no caixa de campanha do Partido dos Trabalhadores, como "doação oficial". O que foi feito diligentemente, segundo Augusto Mendonça. No total, foram depositados aproximadamente 4 milhões de reais, entre 2008 e 2011.

O conteúdo do depoimento já era conhecido, mas uma coisa é ler, outra é ver e ouvir. Além disso, ele já havia dito que foram feitos pagamentos de propina a Renato Duque em contas no exterior e dinheiro em espécie.

O que é mais preciso para abrir o processo de cancelamento do registro do PT e o impeachment de Dilma Rousseff? Ah, sim, é preciso um país decente.
Nota: em compensação, o Jornal Nacional reproduziu, sem questionamento, a versão teatral de que Graça Foster pediu demissão -- pela terceira vez -- por "motivos emocionais".
A verdade é que Dilma Rousseff a segurou enquanto pôde, também porque Graça Foster queria ficar a todo custo, para não sair como bode expiatório. Boa parte da reunião entre ambas, com a presença de Aloizio "Freddie Mercury" Mercadante, deve ter sido dedicada a como evitar que a atual ex-presidente da Petrobras fale demais -- e como blindá-la das investigações que seguem a toda velocidade na Justiça Federal do Paraná.


Do site O Antagonista


04 de fevereiro de 2015
in aluizio amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário