"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 2 de março de 2014

O BLOCO DA BARGANHA

Em ano de trabalho parlamentar espremido entre o carnaval e a Copa do Mundo, com apenas 52 dias úteis de atividades no primeiro semestre para apreciação e aprovação de projetos, o governo entra no terceiro mês com um problema para resolver no Congresso. Depois de duas semanas de crise na base aliada, deputados de sete partidos governistas criaram um "blocão" que promete dar dor de cabeça à articulação política do Palácio do Planalto.
Parlamentares de PMDB, PDT, PTB, PP, PSC, Pros e PR uniram-se ao novato Solidariedade, do Paulinho da Força, e criaram o tal grupo independente. São cerca de 250 congressistas insatisfeitos com o governo que reclamam da falta de atenção dos ministros que despacham mais próximos da presidente Dilma Rousseff. A queixa maior é com a ausência de diálogo e, como consequência, da retenção das emendas parlamentares apresentadas ao Orçamento Geral da União.

O primeiro constrangimento o grupo "independente" já criou. Depois das denúncias de pagamento de propina pela empresa holandesa SBM Offshore a funcionários da Petrobras, os rebeldes governistas se aliaram à oposição e colocaram em votação requerimento com a finalidade de criar uma comissão externa para apurar as suspeitas de corrupção. A investigação só não foi aprovada graças à manobra do PT, que, apoiado no baixo quórum às vésperas do início da folia de momo, pressionou o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), pelo encerramento da sessão.

A próxima complicação a ser enfrentada pelo Planalto no parlamento já está em gestação: a votação do Marco Civil da Internet. O único partido contra era o PMDB. Com o alinhamento entre as legendas, as negociações com relação ao texto podem voltar à estaca zero. Ou seja, a partir de 11 de março, quando a promessa é de que o ano comece para valer no Congresso, muita chantagem nos bastidores vai tomar conta dos embates.

Responsável por debater e votar temas importantes que influenciam diretamente a vida dos brasileiros, o Congresso deveria primar por sair do ritmo banho-maria previsto para 2014. Se o interesse do governo é manter a pauta trancada para evitar a apreciação de temas polêmicos que possam respingar no projeto de Dilma pela reeleição, os parlamentes deveriam criar agenda própria até junho.

Temas importantes estão parados. Bom exemplo é o Plano Nacional de Educação, projeto que se arrasta há anos pelas salas do Legislativo. Outro é o que autoriza os créditos de complementos de atualização monetária em contas vinculadas do FGTS. E, por fim, a proposta que reserva aos negros 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração pública federal.

São todos assuntos que influenciam diretamente a vida da população. Essa agenda própria com data limite em junho é de suma importância. A partir daí, com o início da Copa e das convenções partidárias, tem início o recesso branco, que antecede as eleições de outubro. É a gazeta institucionalizada.
02 de março de 2014
Editorial Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário