"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

CRISE NA VENEZUELA AUMENTA E DIVIDE LÍDERES LATINO-AMERICANOS

 

(Reuters)
 
Fora de controle – A mais grave crise política enfrentada pelo presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, que atingiu seu ápice na terça-feira (18), levou a reações antagônicas na América Latina.

De um lado, aliados como Bolívia, Equador e Argentina correram para demonstrar apoio ao governo chavista. De outro, países como Colômbia, Peru e Chile pediram calma e respeito aos direitos humanos e de manifestação.

A convulsão popular em Caracas atingiu seu momento mais crítico na tarde de terça-feira, quando Leopoldo López, hoje principal nome da oposição, decidiu se entregar à polícia numa marcha que reuniu dezenas de milhares de pessoas. Ele recebeu uma ordem de detenção por, segundo o governo, ser responsável pela violência ocorrida durante protestos na capital.

Da Argentina, Maduro recebeu uma ligação do chanceler Héctor Timerman, que lhe ratificou o “apoio absoluto às instituições venezuelanas”.
O Uruguai condenou o que chamou de tentativas de derrubar um governo legítimo. O Equador qualificou as manifestações da oposição como “tentativas antidemocráticas”. E Cuba e Bolívia, em tom parecido, acusaram os Estados Unidos de arquitetarem um golpe na Venezuela.

“Há uma tentativa de golpe de Estado contra as obras de Chávez”, disse o presidente boliviano, Evo Morales, na terça-feira. “Temos obrigação de repudiar essa tentativa de golpe que vem de fora, do império.”

Na quarta-feira, Maduro anunciou a expulsão de três funcionários da embaixada americana, que segundo ele estariam recrutando estudantes para participar de atos de violência.
Washington negou a acusação e disse que o uso das Forças Armadas para reprimir protestos é “alarmante” e pode contribuir para o agravamento da situação.

Atrito com Colômbia

Já o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, pediu que os canais de comunicação entre as diferentes forças políticas da Venezuela sejam restabelecidos para garantir a estabilidade do país.
A declaração irritou Maduro.

“O presidente Santos quer me dar lições de democracia, quando o que estou fazendo é defender a Venezuela”, afirmou o chavista. “Os problemas dos venezuelanos são resolvidos pelos venezuelanos!”

Discurso similar ao de Santos foi adotado por Peru e Chile. O presidente chileno, Sebastián Piñera, fez um apelo para que os direitos humanos fossem respeitados durante os protestos contra Maduro, iniciados há duas semanas em meio à insatisfação popular com a violência crescente, a economia frágil e a pressão do governo sobre a imprensa.

“A defesa dos direitos humanos em todo o tempo, em todo o lugar e em toda circunstância são valores que hoje são universais e que não reconhecem fronteiras”, disse Piñera.

Na terça-feira, o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, disse que o Brasil espera “uma convergência dentro de um respeito à institucionalidade e à democracia” na Venezuela e demonstrou preocupação com a situação no país vizinho.

No fim de semana, em comunicado conjunto, os países-membros do Mercosul repudiaram a violência na Venezuela e condenaram o que consideram ameaças de quebra da ordem democrática feitas por oposicionistas. A organização de direitos humanos Human Rights Watch também se manifestou e criticou severamente a detenção de López.

19 de fevereiro de 2014
(Reuters)
(Com agências internacionais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário