quarta-feira, 15 de junho de 2016

UM BRASIL 'KAFKIANO'

TEORI DEVOLVE A JANOT PEDIDO PARA INVESTIGAR DILMA E LULA
TEORI QUER ANÁLISE DO PGR APÓS ANULAÇÃO DE CONVERSAS TELEFÔNICAS


NO PEDIDO, PGR ALEGAVA TENTATIVA DE OBSTRUÇÃO DA OPERAÇÃO LAVA JATO (FOTO: MARCELO CAMARGO/ABR)


O relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Teori Zavascki, devolveu o pedido de abertura de inquérito contra a presidente afastada Dilma Rousseff, o ex-presidente Lula e dois ex-ministros da petista para reanálise do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Teori Zavascki informou ao procurador que, como ele anulou em outro processo conversas entre Lula e Dilma que sustentavam parte da argumentação da Procuradoria, é caso de reanálise para saber se a Procuradoria quer fazer mudanças nos indícios que justificam a investigação.


Teori considerou ilegais os áudios interceptados pelo juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, em que Dilma aparece conversando com o ex-presidente.

Lula também é alvo do mesmo pedido de investigação, ao lado dos ex-ministros José Eduardo Cardozo (Justiça e Advocacia-Geral da União) e Aloizio Mercadante (Educação). O grupo é apontado como suspeito de tentar interferir nos avanços da Operação Lava Jato.

Janot pediu a investigação contra os quatro com base na delação do ex-senador Delcídio Amaral (sem partido-MS) e na tentativa de Dilma de nomear Lula ministro-chefe da Casa Civil. 
O episódio, segundo os procuradores, fez parte de um “cenário” de diversas tentativas de atrapalhas as investigações.


15 de junho de 2016
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário