Como não podia deixar de ser, lendo o quanto leio sobre alimentação saudável, o assunto microondas veio logo à tona, e leitores do site Crianças na Cozinha sempre perguntam a minha opinião sobre o assunto. O problema é que todos os artigos que li e pensei em traduzir eram enormes e extremamente técnicos, de um jeito que eu até entendia, mas simplesmente não sabia como retransmitir de uma forma simples.
Li aqui, li ali e acabei “pescando” 10 boas razões para você passar evitar o uso do microondas.
Aqui em casa eu não uso microondas há anos. O microondas que tinha aqui, herdado da sogra, quebrou por falta de uso e foi doado. Nunca senti falta dele! Um pouco de programação das refeições, um bom forno ou forninho elétrico e o velho e tradicional banho maria dão conta de tudo e mais um pouco na minha cozinha.
- O organismo humano não é capaz de metabolizar os subprodutos ainda desconhecidos criados em alimentos aquecidos no microondas
- Os minerais, vitaminas e nutriente de todo alimento aquecido em microondas são reduzidos ou alterados de forma que nosso organismo receba muito pouco ou nenhum benefício desse alimentos ou, pior ainda, o corpo absorve compostos que não conseguem ser quebrados/digeridos apropriadamente.
- Comer alimentos aquecidos em microondas frequentemente causa, a longo prazo, danos cerebrais permanentes, por conta do encurtamento dos impulsos elétricos no cérebro (despolariza ou desmagnetiza o tecido cerebral)
- A produção de hormônios femininos e masculinos é diminuída ou alterada quando se come com frequência alimentos aquecidos em microondas.
- Os efeitos do subproduto dos alimentos aquecidos em microondas são permanentes e ocorrem a longo prazo no organismo.
- Os minerais das verduras aquecidas em microondas são alterados e se transformam em radicais livres cancerígenos.
- Alimentos aquecidos em microondas causam câncer no intestino e no estômago. Isso pode explicar o rápido crescimento de casos de câncer de cólon nos últimos anos.
- O consumo prolongado de alimentos aquecidos em microondas faz com que o número de células cancerosas no organismo aumente.
- A ingestão contínua de alimentos aquecidos em microondas causa deficiências no sistema imunológico por conta de alterações na linfa e no sangue.
- Consumir alimentos aquecidos em microondas causa perda de memória, concentração, instabilidade emocional e decréscimo da inteligência.
27 de agosto de 2013
(trechos de um artigo de Anthony Wayne e Lawrence Newell)
Nenhum comentário:
Postar um comentário