AFRONTA SE FEZ AOS BRASILEIROS DE BEM...

Ministro alerta que mudar regra da 2ª instância seria afronta ao STF

“Seria uma tentativa de ultrapassar a decisão do Supremo”, disse o ministro Marco Aurélio.

Marco Aurélio Mello, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou, nesta terça-feira (12), que uma eventual aprovação pelo Congresso Nacional de mudança na regra das prisões de condenados em 2ª instância seria uma afronta à Corte.

Em conversa com O Globo, Marco Aurélio declarou:

“Primeiro, seria uma tentativa de ultrapassar a decisão do Supremo, que foi tomada em processos objetivos.”

E acrescentou:

“E, em segundo lugar, teríamos que examinar se essa nova redação é harmônica ou não com a cláusula constitucional do inciso 57 do artigo 5º, que advém do poder constituinte originário.”

O ministro ainda minimizou a declaração do presidente do STF, Dias Toffoli, de que o Congresso poderia mudar a regra da prisão em segunda instância, desde que respeitasse as cláusulas pétreas da Constituição.


12 de novembro de 2019
renova mídia

EX-GOVERNADOR DO PERU É PRESO POR CASO ODEBRECHT


O peruano Felix Moreno, que é investigado por suposta ligação com a Odebrecht, foi preso em Lima.

Felix Moreno, ex-governador da região de Callao, foi detido em Lima, na capital do Peru, pela Polícia Nacional.

Moreno, que já foi condenado por corrupção, é investigado por envolvimento com propinas da construtora Odebrecht.

O ex-governador regional tem um mandado de prisão preventiva de 18 meses por supostamente ter recebido milhões de dólares em propinas da empreiteira do Brasil para conceder-lhe a permissão de construir uma rodovia na região de Callao, informa o site UOL.

A prisão de Moreno ocorreu na noite desta segunda (11), no distrito de Cieneguilla, e foi confirmada nesta terça-feira (12) pelo ministro do Interior, Carlos Morán.

Morán destacou o trabalho da polícia que, nos últimos 45 dias, prendeu três dos fugitivos mais procurados da Justiça do país, se referindo ao ex-prefeito Carlos Burgos, ao ex-deputado Edwin Donayre e ao ex-governador regional de Callao.


12 de novembro de 2019
renova mídia