UM MILHÃO DE MANIFESTANTES NAS RUAS DO CHILE


Imprensa local aponta que a magnitude das manifestações no Chile é inédita.

Mais de um milhão de cidadãos saíram às ruas de Santiago, capital do Chile, nesta sexta-feira (25), pedindo por melhorias sociais.

As marchas fazem parte dos protestos contra o governo do presidente Sebastian Piñera, que já duram mais de uma semana e deixaram pelo menos 19 mortes.

A revolta social acontece na nação que é conhecida como a mais estável e próspera da América do Sul.

Especialistas locais apontam que a magnitude das manifestações é inédita, nunca vista durante a ditadura do general Augusto Pinochet (1973-1990) nem desde o restabelecimento da democracia, informa o jornal Gazeta do Povo.

O governo decretou estado de emergência, ordenou um toque de recolher em Santiago e região metropolitana e convocou as Forças Armadas para conter a violência promovida por parte dos manifestantes.


26 de outubro de 2019
renova mídia

BRASIL NÃO RECONHECE REELEIÇÃO DE MORALES NA BOLÍVIA


“O Brasil não reconhecerá, neste momento, qualquer anúncio de resultado final”, afirma o Itamaraty.

O governo do Brasil afirmou, nesta sexta-feira (24), que não reconhece, por enquanto, a reeleição de Evo Morales como presidente da Bolívia.

O Ministério das Relações Exteriores justificou que apoia uma auditoria completa do primeiro turno proposta pela Organização dos Estados Americanos (OEA).

Com 99,99% das urnas apuradas, o Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) apontou que Morales conseguiu se reeleger no primeiro turno ao atingir 47,07% dos votos, contra 36,51% do segundo colocado Carlos Mesa.

“Considerando-se as tratativas em curso entre a OEA e o governo da Bolívia para uma auditoria completa do primeiro turno das eleições naquele país, o Brasil não reconhecerá, neste momento, qualquer anúncio de resultado final”, afirma o Itamaraty, em uma mensagem no Twitter.


26 de outubro de 2019
renova mídia